FORMAÇÃO HUMANÍSTICA NOS CURSOS DE ODONTOLOGIA. DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.16i1.0005
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v16i1.2969Palabras clave:
educação em odontologia, humanização pedagógica, satisfação do paciente.Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar a sincronia entre a teoria e a prática dos docentes e discentes em relação à política de humanização do atendimento em saúde proposto desde a criação do SUS. Com a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996, e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia, a partir de 2002 houve a intensifi cação desta proposta, pela adição ao currículo mínimo de disciplinas que priorizem a questão humanística do atendimento, por entender que a transição do perfi l de profi ssional unicamente tecnicista só ocorrerá se houver mudanças na abordagem ao paciente desde a graduação onde o aluno inicia seu contato com os pacientes. Concluiu-se que as instituições de ensino superior em odontologia estão rompendo a hegemonia do tecnicismo, porém, estão ocorrendo falhas na prática cotidiana, por que alunos e professores não estão conseguindo associar o aspecto ético-humanístico às habilidades técnicas e motoras durante o relacionamento entre si e com os pacientes. A primeira mudança deve ocorrer em relação aos docentes.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).