ENTOMOFAUNA DO ENTORNO DO RESERVATÓRIO DE ALAGADOS, REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ, CAPTURADA ATRAVÉS DE ARMADILHA MALAISE. DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.16i1.0006
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v16i1.2970Palabras clave:
Insecta. Biodiversidade. Monitoramento ambientalResumen
O reservatório de Alagados é utilizado para captação de água e abastecimento das cidades de Ponta Grossa, Castro e Carambeí. Apesar da importância para os municípios, a ação antrópica vem causando inúmeras agressões ao reservatório. Tendo em vista a relevância dos insetos como indicadores ambientais, o presente estudo teve como objetivo inventariar, identifi car e caracterizar as ordens de insetos encontradas no local. O período de amostragem foi de novembro de 2005 a abril de 2006, em seis pontos de coleta ao longo da margem esquerda do reservatório. O acesso a esses locais se deu com auxílio de barco e barqueiro cedidos pela SANEPAR. O material recolhido foi triado, identifi cado, contabilizado, e nos resultados foram avaliados os índices de frequência, constância, abundância e riqueza, considerando- -se a infl uência dos fatores climáticos do período. Foram capturados 1.036 insetos distribuídos em 10 ordens. Sendo Diptera classifi cada como constante em todos os pontos, esteve em mais de 50% dos levantamentos e teve maior frequência em cinco dos seis locais amostrados, correspondendo a mais de 68% do total de insetos coletados. Lepidoptera e Coleoptera aparecem em segundo e quarto lugares quanto à abundância e constantes em todas as amostragens. Hymenoptera, por sua vez, foi a terceira ordem em abundância e constante em quatro dos seis pontos amostrados. A presença signifi cativa dos dípteros, principalmente da família Chironomidae, confirma que em vários pontos do reservatório o ambiente está impactado. Portanto, este trabalho vem contribuir para o conhecimento da diversidade de insetos encontrados no entorno do reservatório de Alagados.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).