FRAGILIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO ODONTOLÓGICO NA ÓTICA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PARANÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v22i1.8944Palabras clave:
Avaliação de Serviços de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Saúde Bucal. Pessoal de Saúde.Resumen
Este estudo tem por objetivo avaliar a percepção de cirurgiões-dentistas sobre as necessidades de melhorias no serviço público odontológico. Para a sua realização, participaram 30 cirurgiões-dentistas pertencentes ao serviço público odontológico da Atenção Primária em Saúde do município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Os entrevistados foram investigados individualmente por meio de formulário com questões abertas. As respostas foram transcritas integralmente e submetidas à Técnica da Análise de Conteúdo resultando em seis categorias. A categoria estrutura física e equipamentos foi a que recebeu o maior número de implicações, sendo o espaço reduzido do consultório e a falta de equipamento de raios-X as principais críticas. A segunda categoria foi a necessidade de ampliação de recursos humanos, seguida de maior investimento em ações de cunho preventivo e capacitação da equipe. Estas percepções devem ser consideradas pelos gestores locais com vistas a realizar um planejamento estratégico que possa contemplar adequadamente as lacunas expostas, propiciando um serviço odontológico de qualidade.
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