O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Publ.Biologicas.v.14i2.013022
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v14i2.1276Palavras-chave:
Educação. Saúde. Cidadania. Direitos do cidadão.Resumo
Este artigo analisou, após aplicação de programa educativo, o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), visando contribuir para formação do jovem cidadão crítico e consciente de seu papel de multiplicador de informação, como também aumentar a consciência de seu papel controlador e incentivar a participação da comunidade nas decisões e ações como está previsto nos princípios do SUS. A sociedade tem o direito e dever de conhecer e participar SUS, como está previsto na Constituição Brasileira. A educação em saúde não é um conteúdo curricular, mas tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que deve ser desenvolvido de forma interdisciplinar, contínua e sistematizada relacionando a teoria à pratica. Aplicaram-se pré-teste, aula expositiva, atividades diversificadas, utilizando assim, diversas técnicas pedagógicas com o objetivo de despertar nos alunos a vontade de aprender. Após o programa educativo, 62,13% dos alunos aprenderam a respeito da composição do Conselho Municipal de Saúde, assim como 51,47% assimilaram sua função. 77,78% ampliaram sua visão quanto à função do SUS e 32,43% entenderam que a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para o atendimento primário em saúde. Concluiu-se que houve construção do conhecimento, confirmando a importância do professor e da escola na formação do jovem cidadão em saúde.
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