TERAPIA FOTODINÂMICA EM MODELO EXPERIMENTAL DE ARTRITE INDUZIDA POR PARACOCCIDIOIDES BRASILIENSIS TERAPIA FOTODINÂMICA EM ARTRITE EXPERIMENTAL
Resumo
A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento antifúngico que se destaca por não induzir resistência. O estudo objetivou avaliar os efeitos da TFD em modelo experimental de artrite articular induzida por Paracoccidiodes brasiliensis. Para isto Ratos Wistar foram distribuídos em grupos e inoculados com P. brasiliensis ou PBS (controle) na articulação do joelho. Animais dos grupos TFD40 e TFD120 receberam tratamento com TFD 40 J/cm2 e 120 J/cm2, respectivamente; o grupo MB, tratado com azul de metileno; e os grupos laser, L40 e L120, tratados com 40 J/cm2 e 120 J/cm2, respectivamente. Foi observado que a formação de edema, titulação de anticorpos anti-Gp43 e o índice de artrite foram significativas nos grupos inoculados e menos evidentes nos grupos TFD40 e TFD120. Avaliação anatomopatológica do grupo TFD120 evidenciou melhora nos aspectos morfológicos da membrana sinovial, em comparação aos demais grupos inoculados. Conclui-se que TFD de 120 J/cm2 reduz a artrite de forma mais efetiva, o que pode ter um potencial impacto no auxílio ao tratamento de P. brasiliensis.
Descritores: Paracoccidioidomicose; Articulações; Fotoquimioterapia; Joelho; Sinóvia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).