MERCADO DE TRABALHO DESEJADO POR ACADÊMICOS INGRESSANTES DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

RUNNING HEAD: JOB MARKET DESIRED BY ACADEMICS ENJOYING TO THE PHARMACY COURSE AT THE STATE UNIVERSITY OF PONTA GROSSA

Autores

  • Maria Elvira Gonçalves Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Manoelito Ferreira Silva Junior Professor/Departamento de Odontologia/ Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0001-8837-5912

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar os fatores associados ao tipo de mercado de trabalho desejado entre ingressantes do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O estudo observacional, transversal e analítico foi realizado com acadêmicos ingressantes do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Ponta Grossa entre os anos de 2019, 2020 e 2021. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário autoaplicado, em 2019, de forma presencial na própria instituição, e em 2020 e 2021 de forma on-line. Do universo total de 132 acadêmicos, 88,6% aceitaram participar da pesquisa. A maior parte dos acadêmicos tinha 18 anos (47,0%), mulher (82,9%), solteiro (99,1%), sem filhos (98,3%), renda familiar entre 3 e 4 salários mínimos (34,2%) e com origem no município de Ponta Grossa - PR (64,1%). O principal motivo para escolha do curso de Farmácia foi pela profissão ter um grande campo de trabalho/atuação (58,1%). O mercado de trabalho público foi o principal tipo de serviço desejado enquanto recém formado (65,2%) e ao longo da carreira (51,3%), com redução de interesse no serviço público ao longo da carreira profissional (p = 0,017). As mulheres apresentaram maior interesse no trabalho definitivo no serviço público (p = 0,040). Conclui-se que os ingressantes de farmácia possuem um perfil acadêmico de mulheres jovens. A amplitude do mercado de trabalho foi apontada como a principal motivação de escolha do curso. O interesse em trabalhar no serviço público foi associado às mulheres.

Palavras-chave: Estudantes de farmácia. Mercado de trabalho. Instituições de saúde, recursos humanos e serviços. Instituições de ensino superior.

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Publicado

2022-06-28