PREVALÊNCIA DO TABAGISMO E GRAU DE DEPENDÊNCIA ENTRE USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE (CAS) – UVARANAS, PONTA GROSSA-PR. DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.16i1.0008
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v16i1.2972Palavras-chave:
Tabagismo, Prevalência, Dependência,Resumo
O tabagismo é considerado um relevante problema de Saúde Pública em todo o mundo. O hábito de fumar é a principal causa evitável de mortalidade, pois está associado a mortes prematuras e incapacidades devido a doenças cardiovasculares, respiratórias e neoplasias. Este estudo teve como objetivo conhecer a prevalência do tabagismo e o grau de dependência nicotínica entre usuários do Centro de Atenção à Saúde (CAS) – Uvaranas, Ponta Grossa-PR. Estudou-se uma amostra de 150 usuários, idade igual ou superior a 18 anos, sendo utilizado para coleta de dados um questionário com questões referentes a gênero, idade, escolaridade, renda mensal, hábito de fumar e interesse em abandonar o tabagismo, além do Teste de Fagerström para Dependência de Nicotina para mensurar a intensidade da dependência dessa substância. A prevalência de tabagismo foi de 19,3%, sendo maior entre mulheres (62,1%). O perfi l dos fumantes apresentou maior concentração na faixa etária de adultos jovens (34,5%), com 0 a 8 anos de estudo (58,6%) e com renda familiar entre 2 a 5 salários mínimos (62,1%). A pontuação média dos fumantes avaliados foi de baixa dependência (3,4 ± 2,6); desses, sete (24,0%) foram classifi cados com dependência elevada ou muito elevada e 79,3% responderam estar motivados a parar de fumar, sendo indicado contato para inserção no tratamento do tabagismo.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).