PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ODONTOLOGIA NA OBTENÇÃO DO CONSENTIMENTO INFORMADO EM CIRURGIA BUCAL

Autores

  • André Takahashi Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Odontologia Disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial
  • Marcus Eduardo R Penteado
  • Maurício Zardo Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Odontologia Disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial
  • Luciana Dorochenko Martins Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Odontologia. Disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v22i1.8773

Palavras-chave:

Consentimento Informado, Cirurgia Bucal, Bioética.

Resumo

O Consentimento Informado é o processo de deliberação do paciente sobre seu tratamento, é baseado no respeito à autonomia e no dever do profissional de fornecer informações adequadas. O propósito deste estudo foi verificar a percepção dos alunos sobre a obrigatoriedade da obtenção do Consentimento Informado e determinar as estratégias para melhorar a eficiência na obtenção. Foi realizado um estudo qualitativo, baseado nas respostas às questões: Qual o motivo da não formalização do Consentimento Informado na Clínica de Cirurgia Bucal? Qual a solução para isso? Os resultados foram avaliados por três pesquisadores que utilizaram a análise de conteúdo. Os motivos apontados foram: “a falta de tempo”; “falta de interesse dos responsáveis”; “não adianta explicar, pois os pacientes são carentes e não compreendem os termos no consentimento”; “falta de esclarecimento e conscientização dos alunos”. As soluções sugeridas foram: “o aumento de tempo da clínica”; “ser obrigatório na clínica”; “ter um modelo préestabelecido”; “conscientização da importância do documento”; e “ser cobrado do aluno”. A análise de conteúdo das respostas indica que: a obtenção do Consentimento Informado não é considerada como um dever legal; privilegia-se o ato técnico mecânico à relação profissional-paciente; há uma postura passiva e heterônoma dos pacientes, dos alunos e da Instituição; as estratégias de intervenção indicam os professores como principais agentes de mudanças. As estratégias indicadas para melhorar a obtenção do CI pelos alunos de Odontologia fundamentam-se no comprometimento do plano pedagógico institucional; corpo docente e alunos.

Biografia do Autor

André Takahashi, Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Odontologia Disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial

Mestre e Doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial. Especialista em Gestão em Saúde. Bacharel em Direito. Professor Adjunto UEPG.

Marcus Eduardo R Penteado

Cirurgião-Dentista. Ex-aluno graduação Odontologia UEPG.

Maurício Zardo, Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Odontologia Disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial

Mestre e Doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial. Especilaiista em Implantodontia. Professor Associado UEPG.

Luciana Dorochenko Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Odontologia. Disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial

Mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial. Doutoranda em Odontologia UEPG. Professora Assitente UEPG.

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Publicado

2017-03-22