Método
Conteúdo do artigo principal
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ALMEIDA, Theodoro de. Recreação Filosófica, ou diálogo sobre a Filosofia
Natural para instrucção de pessoas curiosas que não frequentarão as aulas, tomos I a VI, 5ª impressão. Lisboa: Regia Officina Typografica, 1786.
ARAÚJO, José de. Reflexões Apologéticas a obra intitulada Verdadeiro Método de Estudar. Valência: Na oficina de Antonio Balle, 1748.
ARAÚJO, José de. Conversação Familiar e Exame Crítico, em que se mostra reprovado o método de estudar, que com o título de verdadeiro, e aditamento de útil à República e à Igreja, e proporcionado ao estilo de Portugal expoz em dezesseis cartas o R.P Frey ****Barbadinho da Congregação de Itália: e também frívola a resposta do mesmo as sólidas reflexões do P.Frey Arsênio da Piedade, Religioso Capucho. Valensa: Na oficina de Antonio Balle, 1750.
BACON, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações acerca da interpretação da natureza. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
BLUTEAU, R. Vocabulário Portuguez e Latino. t5. Lisboa: Na oficina de Pascoal da Silva, 1716.
Compendio historico do estado da Universidade de Coimbra no tempo da invasão dos denominados jesuitas e dos estragos feitos nas sciencias e nos professores, e directores que a regiam pelas maquinações, e publicações dos novos estatutos por elles fabricados. Lisboa: Na Regia Officina Typografica, 1771.
Deducção Chronologica, e Analytica. Parte Primeira, na qual se manifestão pela successiva serie de cada hum dos Reynados da Morarquia Portugueza, que decorrêrão desde o Governo do Senhor Rey D. João III. até o presente, os horrorosos estragos, que a Companhia denominada de Jesus fez em Portugal, e todos seus Dominios, por hum Plano, e Systema por ella inalteravelmente seguido desde que entrou neste Reyno, até que foi delle proscripta, e expulsa pela justa, sabia, e providente Ley de 3. de Setembro de 1759. Dada a Luz pelo Doutor José Seabra da Silva. Lisboa: 1767.
DESCARTES, Discurso do Método. São Paulo: Martins Fontes, 1996
DIDEROT, Denis e D’ALAMBERT, Jean. Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Vol. 2: O Sistema dos conhecimentos e Vol.3: Ciências da Natureza. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
NOBREGA, Antônio Isidoro da. Grosseria da Iluminiacao Apologética, pelo que respeita a uma página da segunda parte, em que seu autor Teofilo Cardoso da Silveira, presumio criticar o Dialogo Jocoserio; notada e descoberta por fulano indiferente. Valensa: Na Oficina de Antonio Balle, 1752.
FORTES, Manuel de Azevedo. Lógica, Racional, Geométrica e Analítica. Lisboa: Oficina de Joze Antonio Plates, 1744.
PROENÇA, Martinho de Mendonça de Pina e de. Apontamentos para a Educação de Hum Menino Nobre. Lisboa Occidental, Officina de Joseph Antonio da Sylva, 1734.
SILVA, Antonio Delgado da. Coleção da Legislação Portuguesa desde a ultima compilação das ordenações, redigida pelo desembargador Antonio Delgado da Silva. Legislação de 1750 a 1762. Lisboa: Na Typografia Maigrense, 1830.
VERNEY, Luís António. Verdadeiro Método de Estudar. Lisboa: Livraria Sá da Costa – Editora, 1950. 5 v.
SANCHES, António Nunes Ribeiro. Método para aprender e estudar a Medicina. Universidade da Beira Interior: Covilhã, Portugal, 2003.
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BARROS, José D´Assunção. A escolástica em seu contexto histórico. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v.22, n3, p. 232-239, 2012.
BOXER, Charles Ralph. Opera Minora III. Lisboa: Fundação Oriente, 2002.
CALAFATE, Pedro. O conceito de método. In. CALAFATE, Pedro. História do Pensamento filosófico português. Lisboa: Editorial Caminho AS, 2001. v.3
CARVALHO, Rômulo de. História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até o fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. São Paulo: Editora da Unicamp, 1992
DIAS, José Sebastião da Silva. Portugal e a Cultura Européia. Coimbra Editora: Coimbra, 1952.
JAPIASSU, Hilton. As paixões da ciência: estudos de história das ciências. São Paulo: Letras e Letras, 1991.
SEBASTIÁN, Javier Fernández. Textos, conceptos y discursos políticos en perspectiva histórica. Ayer, n.53, 2004,p. 131-151
SKINNER, Quentin. Visões da política: sobre os métodos históricos. Algés: Difel, 2005.