Paisagem

Conteúdo do artigo principal

Dora Shellard Correa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Glossário de termos do mundo Ibérico setecentista
Biografia do Autor

Dora Shellard Correa, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo e pós doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros - IEB - É professora do curso de História da Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisa em História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: história ambiental, historiografia, história e paisagem. Participa do Programa de Pós Graduação em História Social da UEL como professora colaboradora dentro da linha "Territórios do político".

Referências

ANDREWS, Malcolm. Landscape and Western art. Hong Kong: Oxford University Press, 1999.

BLUTEAU, Rafael. Vocabulario portuguez, e latino. Lisboa: Officina de Pascoal da Sylva, 1720, Tomo 6.

BLUTEAU, Rafael. Vocabulario portuguez, e latino. Lisboa: Officina de Pascoal da Sylva, 1721, Tomo 8.

BRONOWSKI, J. MAZLISCH, Bruce. A tradição intelectual do ocidente. Lisboa: Edições 70, 1988.

CASTRO, Laura. Antes e depois da paisagem. @pha. Buletim, v. 3, p. 1-19, 2006. Disponível em:< https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/19707/1/Antes%20e%20depois%20da%20Paisagem.pdf > Acessado em 26/01/2022.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

COSGROVE, Denis E. Social formation and symbolic landscape. With a new introduction.. Madison: The University of Wisconsin Press, 1998 [1984].

COSGROVE, Denis. Landscape and landschaft. Bulletin of German Historical Institute, n. 35, p. 57-71, 2004.

DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean le Rond (ed.). ENCYCLOPÉDIE ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, etc. v. 7. Paris, 1757. University of Chicago: ARTFL Encyclopédie Project (Autumn 2017 Edition). Robert Morrissey and Glenn Roe (ed.). Disponivel em: http//encyclopedie.uchicago.edu/vol. 7.

DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean le Rond (ed.). ENCYCLOPÉDIE ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, etc. v. 12. Paris, 1765. University of Chicago: ARTFL Encyclopédie Project (Autumn 2017 Edition). Robert Morrissey and Glenn Roe (ed.). Disponivel em: http//encyclopedie.uchicago.edu/vol. 12.

DU BOS, Jean-Baptiste. Reflexões críticas sobre a poesia e a pintura. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura. Textos essenciais, volume 10: os gêneros pictóricos. São Paulo: Editora 34, 2006, p. 65-73.

FERREIRA, Alexandre Rodrigues. Viagem filosófica pelas Capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. 1783-1792. Iconografia. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1971.

FERREIRA, Alexandre Rodrigues. Viagem filosófica pelas Capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. Memórias. Antropologia. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1974.

GOMBRICH, E. H. Norma e forma. Estudos sobre a arte na Renascença. Martins Fontes: São Paulo, 1990.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16.ed. Rio de Janeiro: Livros Tecnicos e Científicos Editora Ltda, 2015.

HOLZER, Werther. Paisagem, imaginário, identidade: alternativas para o estudo geográfico. In: ROSENDAHL, Z. e CORRÊA, R. L. (Orgs). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999, p. 150-167.

LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. Os gêneros pictóricos. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura. Textos essenciais, volume 10: os gêneros pictóricos. São Paulo: Editora 34, 2006, p. 9-13.

MACHADO, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.

MENDONÇA, Marcos Carneiro de, 1894-1988. A Amazônia na era pombalina: correspondência do Governador e Capitão-General do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado: 1751- 1759. 2.ed. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2005, 3 v.

NOTÍCIAS da conquista e descobrimento dos sertões do Tibagi, na capitania de S. Paulo, no Governo do General Don Luís Antonio de Sousa Botelho Mourão, conforme as ordens de sua Majestade. Oferecido à Rainha Nossa Senhora. Por Afonso Botelho de S. Paio e Sousa, ajudante-das-ordens daquele governo, tenente-coronel de infantaria da Praça de Santos, comandante de todas as expedições, assistindo às entradas, e mais diligências, que se fizeram para o fito fim, principiando no ano de 1768 até o de 1774]. Anais da Biblioteca Nacional, v.. 76, 1956.

OLWIG, Kenneth. Recovering the substantive nature of landscape. Annals of the Association of American Geographers, v. 86, n. 4, p. 630-653, 1996.

PILES, Roger de. Cours de peinture par príncipes. Paris: Jacques Estienne, 1708. Disponível em: https://ia802809.us.archive.org/22/items/depeintureparpri00pile/depeintureparpri00pile.pdf

PILES, Roger de. Curso de pintura por princípios. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura. Textos essenciais, volume 10: os gêneros pictóricos. São Paulo: Editora 34, 2006, p. 49,64.

PITA, Sebastião da Rocha. História da América Portuguesa. São Paulo: Edusp; Itatiaia, 1976.

ROGER, Alain. La naissance du paysage en Occident. In: SALGUEIRO, Heliana Angotti (Org.). Paisagem e arte. A invenção da natureza, a evolução do olhar. São Paulo: CDBHA; CNPQ; Fapesp, 2000, p. 33-39.

SANDEVILLE JÚNIOR, Euler. Paisagem. Paisagem Ambiente: ensaios, n. 20, p. 47-60, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40228/43094. Acesso em: 30 jan. 2022.

SILVA, Antonio de Morais. Diccionario da língua portuguesa composto pelo padre D. Rafael Bluteau. Reformado e accrescentado por Antonio de Morais Silva. Lisboa: Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789, 2 v.

TABORDA, José da Cunha. Regras da arte da pintura: com breves reflexões críticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na língua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas ao excelentíssimo senhor Marquez e Borba por José da Cunha Taborda. Lisboa: Imprensa Régia, 1815. Disponível em: https://purl.pt/6251. Acesso em: 15 dez. 2021.

TELLES, P. D. O comércio da pintura no Brasil na primeira metade do século XIX. Arte y Sociedad Revista de Investigación, Madrid, v. 8, 2015. Acessado em: https://www.eumed.net/rev/ays/8/comercio-pintura.html. Acesso em: 09 nov. 2022.

THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural. Mudanças de atitude em relação às palavras e aos animais (1500-1800). 2.reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

VASCONCELOS, Luís Mendes de. Do sítio de Lisboa. Lisboa: Officina de Luys Estupiñan, 1608. Disponível em: https://bndigital.bnportugal.gov.pt/indices/

VASCONCELOS, Joaquim de. Renascença portuguesa. Quatro diálogos da pintura Antiga. Francisco de Hollanda, Miguel Angelo, Vittoria Colonna, Lattanzio Tolomei. Porto: [s.ed.], 1896. Disponível em: https://ia600201.us.archive.org/6/items/quatrodialogosda00holl/quatrodialogosda00holl.pdf

VITTE, Antonio Carlos. O desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na Geografia Física. Mercator, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 71-78, nov. 2008. Disponível em: http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/58. Acesso em: 20 jul. 2022.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade. Nas Histórias e na Literatura. 2.reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave. Um vocábulo de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.