REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE BIOÉTICA

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS http://orcid.org/0000-0002-1116-986X
  • Luiz Alberto Ruiz da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS http://orcid.org/0000-0002-3257-1196
  • Luís Fernando Benitez Macorini Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN
  • Márcia Regina Martins Alvarenga Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Fábio Henrique Cardoso Leite Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0010

Palavras-chave:

bioética, educação, formação de conceito.

Resumo

A bioética é uma área de extrema importância para a formação dos profissionais da saúde. Ela se caracteriza por procurar construir conhecimentos críticos e reflexivos envolvendo muitos aspectos, entre eles a pesquisa com seres humanos e animais. Tendo em vista estes parâmetros, duas instituições de ensino superior da cidade de Dourados realizaram, em conjunto, um Seminário sobre o assunto, para promover a discussão das questões relativas a este campo entre os alunos dos cursos de biomedicina e enfermagem. Assim, foi realizado um projeto de extensão que se caracterizou pela realização de dez encontros, nos quais se discutiram os mais diversos temas referentes à área. No último encontro, os alunos foram convidados a opinar sobre a importância da temática para a sua formação. O presente artigo tem por objetivo discutir e descrever as reflexões feitas pelos docentes envolvidos no projeto em relação às respostas obtidas com os discentes. Concluiu-se que esse tipo de ação, além de promover a interação interinstitucional, é importante para os futuros profissionais para superar sua formação técnica, tornando-se aptos a trabalhar com problemas que surgem diariamente e que têm em si aspectos envolvendo questões éticas.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS), MS - Brasil - Doutorado em Letras.

Luiz Alberto Ruiz da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), MS - Brasil. Aluno de Mestrado da  Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), MS - Brasil.

Luís Fernando Benitez Macorini, Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

Professor do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), MS - Brasil. Mestrado em Ciências da Saúde.

Márcia Regina Martins Alvarenga, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), MS - Brasil. Doutorado em Enfermagem.

Fábio Henrique Cardoso Leite, Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN

Professor do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), MS - Brasil. Mestrado em História.

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Publicado

2017-12-21