HISTÓRIA DO CAFÉ AGROFLORESTAL: RELATOS DO CEJA BATURITÉ
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0008Palavras-chave:
CEJA Baturité, café agroflorestal, meio ambiente.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência do Projeto “LeiturAção” CEJA Donaninha Arruda, em Baturité - Ceará, em parceria com o Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, com o intuito de realizar oficinas temáticas com o corpo discente da EJA, contemplando o contexto histórico da cultura cafeeira com foco na educação ambiental. A atividade de extensão abrange o recorte temporal que compreende os meses de outubro e novembro de 2015. O arcabouço teórico que balizou as informações se respalda no estudo de vários autores, dentre eles: Freire, Girão, Martins, Gadotti. As atividades pedagógicas tiveram como base o tripé pesquisa, estudo e produção textual. Conclui-se que a iniciativa levou o educando a refletir sobre a relevância da cafeicultura para a região, bem como a necessidade de preservar o meio ambiente e desenvolver a ética ambiental.
Referências
ALFARO-VILLATORO, M. A. et al. Produção de café em sistema agroflorestal. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2004. 36p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE CAFÉ – ABIC, 2016. Disponível em: http://www.abic.com.br/publique/ cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=161&sid=81. Acesso em: 10 mai. 2017.
BEER, J. Café bajo sombra en América Central: hace falta más investigación sobre este sistema falta más investigación sobre este sistema agroflorestal exitoso? Agroforestería en las Américas, Cali, v. 4, p. 4-5, 1997.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Sistema Nacional de Unidades Conservação – SNUC., 2000. Disponível em: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/sistema-nacional-de-ucs-snuc. Acesso em: 18 mai. 2017.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L9394.htm. Acesso em: 15 mai. 2017.
______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Disponível em: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/ pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 14 mai. 2017.
______. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária – EMBRAPA. Café agroflorestal é tema de simpósio no Maciço de Baturité – Ceará. Disponível em: http://www.ceinfo.cnpat.embrapa.br/noticia_materia.php?id=1247. Acesso em: 14 mai. 2017.
BERNARDES, M. S.; KHATOUNIAN, C. A. Cafeicultura a pleno sol supera o vantajoso sistema agroflorestal. Revista Visão Agrícola, n.12, jan. 2013.
CATÃO, P. Baturité - Subsídio geográfico, histórico e estatístico. Revista do Instituto do Ceará, Fortaleza, t. 51, 1937.
CAVALCANTE, A. de M. B.; GIRÃO, J. História da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité. In: PINHEIRO, Daniel R. de C. (Org.). Desenvolvimento Sustentável: desafios e discussões. Fortaleza: ABC Editora, 2006, p. 367-384.
DANIEL, O.; COUTO, L.; GARCIA, R.; PASSOS, C. A. M. Proposta para padronização da terminologia empregada em sistemas agroflorestais no Brasil. Revista Árvore, Viçosa, v.23, n.3, p.367-370, 1999.
DEAN, W. A Ferro e Fogo: a história da devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 484p.
DECLARAÇÃO DE TBILISI. Conferência Intergovernamental de Tbilisi. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/deds/pdfs/decltbilisi.pdf. Acesso em: 05 mai. 2017.
ESCALANTE, E. Café y agroforestería en Venezuela. Agroforestería en las Américas, v.4, p.21-24, 1997.
FERRAZ, A. Cultura do Café. Técnico em Agricultura. Instituto Formação. 2013. Disponível em: http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/15-09-28-apostilacultura docafe.pdf. Acesso em: 02 mai. 2017.
FERNANDES, A; VICENTE DA SILVA, E.; PEREIRA, R. C. M. Fitogeografia do maciço de Baturité: uma visão sistêmica e ecológica. In: BASTOS, F. H. (Org.). Serra de Baturité: uma visão integrada das questões ambientais. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011.
FERREIRA, B. G. A Estrada de Ferro de Baturité (1870-1930). Fortaleza: Ed. UFC, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
GALETI, Paulo A. Pelos Caminhos do Café. Campinas: CATI, 2004.
GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2011.
GIRÃO, R. História Econômica do Ceará. 2.ed. Fortaleza: Casa de José de Alencar – UFC, 2000.
GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. 3. ed. São Paulo: Cortez/ Instituto Paulo Freire, 2002.
JENIZE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004. Anais... Disponível em: http://www.ufmg.br/congrext/gestao12.pdf. Acesso em: 2 mai. 2017.
MARTINS, R. M. K. Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 143-153. 2013
KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NEVES, C. A estória do café. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro do Café, 1974. 52 p.
REVISTA CAFEICULTURA: História do Café no Brasil, 2011. Disponível em: http://revistacafeicultura.com.br/?mat=40384. Acesso em: 5 mai. 2017.
SAES, A. M. Do vinho ao café: aspectos sobre a política de diferenciação. Informações Econômicos, SP, v.36, fev. 2006. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/publicacoes/tec1-0206.pdf. Acesso em: 17 abr. 2017.
SILVA, F. E. DE S. A conservação da biodiversidade da serra de Baturité na perspectiva das unidades de conservação. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Fortaleza, 2015.
SILVA, V. Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, nov. 2011. Base de dados do Scielo. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2017.
STUDART, G. (Barão de). Ligeiras notas sobre o café no estado do Ceará. Revista do Instituto do Ceará, Fortaleza, t. 42, 1928.
Referência CEJA Donaninha Arruda
Regimento interno (Versão - 2015);
Projeto Político Pedagógico - 2015;
Plano anual de atividades - 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.