A EXTENSÃO NA CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DA ÁREA RURAL DA UFPEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ANÁLISE

Autores

  • Darlan Pez Wociechoski Universidade de São Paulo - USP
  • Nádia Velleda Caldas Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0002

Palavras-chave:

Concepção, Docente, Extensão universitária, Crítica, Epistemologia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as concepções de extensão dos professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ligados à área rural, tomando como apoio as categorias funcional (ou tradicional), processual e crítica, descritas por Silva (2001). Buscou-se também discutir a necessidade de um reposicionamento epistemológico nas práticas universitárias para efetivação da concepção crítica. Assim, foi realizado um estudo qualitativo in loco que contou com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com onze professores da UFPel, as quais foram submetidas à análise interpretativo-descritiva. Os resultados indicam uma prevalência da concepção processual de extensão na UFPel. Ao final, enaltecemos a necessidade de promoção de metodologias dialógico-participativas para efetivação do comprometimento das atividades de ensino e pesquisa com a realidade social comunitária, a fim de promover uma identidade universitária nacional.

Biografia do Autor

Darlan Pez Wociechoski, Universidade de São Paulo - USP

Aluno de Doutorado em Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP - Brasil.

Nádia Velleda Caldas, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil. Doutorado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. 

 

 

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS - Brasil. Doutorado em Administração.

 

 

Referências

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Publicado

2018-04-30