JOGOS AFRICANOS E O ENSINO DE POLINÔMIOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA COM O JOGO DARA ALGÉBRICO

Autores

  • Luiz Eduardo da Silva Santos Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Anna Karla Silva do Nascimento Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0017

Palavras-chave:

Jogos Africanos, Matemática, Polinômios.

Resumo

A inserção da “História e Cultura Afro-brasileira” no currículo escolar trouxe implicações pedagógicas no que tange à forma de trabalhá-la na disciplina de Matemática. Buscamos, então, verificar em que medida os jogos africanos podem contribuir com a aprendizagem matemática. O presente artigo apresenta impressões iniciais da ação de extensão “Jogos de origem africana e educação matemática: um olhar etnomatemático”, vinculada à Universidade Federal do Cariri (UFCA) e realizada com alunos da educação básica da cidade de Brejo Santo – CE. Tal ação envolveu o levantamento de jogos de tabuleiro africanos que apresentassem potencial pedagógico e um processo de adaptação de um dos jogos para trabalhar um conteúdo curricular da Matemática. Esse estudo culminou na elaboração do Dara Algébrico, jogo que trata de polinômios e expressões polinomiais. A adaptação de jogos africanos foi satisfatória e possibilitou o andamento de outros trabalhos que envolvessem conhecimento matemático a partir de jogos africanos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo da Silva Santos, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Aluno de Graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brejo Santo - CE, Brasil. 

Anna Karla Silva do Nascimento, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brejo Santo - CE, Brasil. Mestrado profissional em Pos Graduacao em Ensino de Ciencias Naturais e Mat.

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Publicado

2018-04-30