DISSEMINAÇÃO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: UM PANORAMA INTRODUTÓRIO (PRIMEIRA E SEGUNDA EDIÇÃO)

Autores

  • Maria Ester Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Eliana Maria Magnani Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Thais Cristina Gutstein Nazar Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Vanessa Siqueira de Medeiros Dettoni Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC
  • Paula Emanuelle Bello Kosloski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Fernanda da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Henrique Darci Telles Maier Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0015

Palavras-chave:

Disseminação, Extensão Universitária, Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical.

Resumo

Resumo: O objetivo do trabalho é descrever a primeira e a segunda experiência do Grupo de Estudos Análise do Comportamento e Educação – Um panorama Introdutório (GEACE), como uma atividade de extensão. O grupo foi criado em 2016, na UNIOESTE, para que estudantes e profissionais de Pedagogia, Psicologia e áreas afins pudessem conhecer mais sobre Análise do Comportamento e para a disseminação da abordagem. No segundo semestre de 2017, foi ofertada a segunda edição, reduzida, no campus de Cascavel. A ação, em ambas as edições, atraiu um conjunto de extensionistas com perfil diversificado, com diferentes níveis de experiência e de diferentes municípios. A coordenação privilegiou uma experiência introdutória e estratégias que favorecessem a participação de extensionistas com características diversas. Continuamos atingindo mais profissionais (principalmente psicólogos) do que estudantes, embora a participação dos discentes tenha aumentado, especialmente os de Pedagogia. Alterações em futura edição do projeto são sugeridas, em decorrência do aperfeiçoamento da experiência de ensino-extensão.

Biografia do Autor

Maria Ester Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - (UNIOESTE), Cascavel - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

Eliana Maria Magnani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - (UNIOESTE), Cascavel - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

Thais Cristina Gutstein Nazar, Universidade Paranaense - UNIPAR

Professora da Universidade Paranaense (UNIPAR), Umuarama - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

Vanessa Siqueira de Medeiros Dettoni, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Curitiba - PR, Brasil. Especialização em Análise do Comportamento e Terapia Comportamental.

 

Paula Emanuelle Bello Kosloski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bióloga. Aluna de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - (UNIOESTE), Cascavel - PR, Brasil.

Fernanda da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Aluna de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - (UNIOESTE), Cascavel - PR, Brasil.

Henrique Darci Telles Maier, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pedagogo.  Universidade Estadual do Oeste do Paraná - (UNIOESTE), Cascavel - PR, Brasil.

Referências

ABLAM. Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina. Diretrizes Nacionais em Ligas Acadêmicas de Medicina. Disponível em: http://www.ablam.org.br/diretrizes_nacionais.html. Acesso em: 01 jul. 2018.

AFANDI, D. et al. Effects of an additional small group discussion to cognitive achievement and retention in basic principles of bioethics teaching methods. Medical Journal of Indonesia, v.18, n.1, Jan./Mar. 2009. Disponível em: http://mji.ui.ac.id/journal/index.php/mji/article/view/340/334. Acesso em: 01 jul. 2018.

BORGES, K. S.; DOS REIS FILHO, H. B. A Importância dos Grupos de Estudos na Formação Acadêmica. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO ,_25.; CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO; WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA – WIE, 13., 2005. Anais... (7 p.). São Leopoldo, RS: UNISINOS, SBC, 2005. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/236063573/A-Importa-ncia-dos-Grupos-de-Estudos-na-Formac-a-o-Acade-mica. Acesso em: 01 jul. 2018.

BOTELHO, N. M.; FERREIRA, I. G.; SOUZA, L. E. A. Ligas Acadêmicas de Medicina: artigo de revisão. Revista Paraense de Medicina, v.27, v.4, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287216091_Ligas_Academicas_de_Medicina_Artigo_de_Revisao. Acesso em: 01 jul. 2018.

CARDOSO, A. C.; CORRALO, D. J.; KRHOL, M.; ALVES, L. P. O estímulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: A extensão universitária como uma estratégia para a Educação interprofissional. Revista da Abeno, v.15, n.2, 2015, p. 12-19. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/93/161. Acesso em: 01 jul. 2018.

CORRÊA, E. J. Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

COSTA, P. S.; GUSMÃO, M. M.; GRINCENKOV, F. R. S. Criação da Liga da Saúde comunitária da UFJF: Uma nova possibilidade para a graduação. Psique: Revista do Curso de Psicologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, v.1, n.2, p. 20-31, ago/dez., 2016. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/psq/article/view/943/730

DE ROSE, J. C. Que é comportamento? In: R. A. BANACO. (Org.). Sobre comportamento e cognição: Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em Análise do Comportamento e terapia cognitivista. São Paulo, SP: Arbytes, 2007. p. 79-81.

DE SOUZA, V. H.; DE FREITAS, L. A. B.; AMORIM, V. C. Difusão da Análise do Comportamento por meio de um grupo de estudos. In: VILAS BOAS, D. L. O.; CASSAS, F.; GUSSO, H. L.; MAYER, P. C. M. Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental: Comportamento em foco. São Paulo: ABPMC, 2018. p. 35-49.

FERREIRA, D. A. V.; ARANHA, R. N., SOUZA, M. H. F. O. Ligas Acadêmicas: Uma proposta discente para Ensino, Pesquisa e Extensão. Interagir: Pensando a Extensão, v.16, p. 47/51, Jan./Dez. 2011. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/5334. Acesso em: 01 jul. 2018.

GEACE. Grupo de Estudos Análise do Comportamento – Um Panorama Introdutório. Curso de Extensão oferecido na UNIOESTE Campus Francisco Beltrão no período de 08/2017 a 07/2017, coordenado por Maria Ester Rodrigues, não publicado. 2016-2017.

GEACE. Grupo de Estudos Análise do Comportamento – Um Panorama Introdutório. Curso de Extensão oferecido na UNIOESTE Campus Cascavel no período de 08/2017 a 12/2017, coordenado por Maria Ester Rodrigues, não publicado. 2017.

HAMAMOTO FILHO, P. T. Ligas Acadêmicas: Motivações e Críticas a Propósito de um repensar necessário. Revista Brasileira de Educação Médica, v.35, n.4, 2011. p. 535-543. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400013 . Acesso em: 17 feb. 2018.

KARA JOSÉ, A. C.; PASSOS, L. B.; KARA JOSÉ, F. C.; KARA JOSÉ, N. Ensino extracurricular em Oftalmologia: grupos de estudos / ligas de alunos de graduação. Revista Brasileira de Educação Médica, v.31, v.2, p. 166-172, 2007._Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022007000200007. Acesso em: 17 feb.2018.

MAGALHÃES, E. P.; RECHTMAN, R.; BARRETO, V. A liga acadêmica como ferramenta da formação em Psicologia: experiência da LAPES. Psicologia Escolar e Educacional, v.19, n.1, 2015, p. 135-141. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191813. Acesso em: 17 feb. 2018.

MARQUES, N. S.; HOLANDA, A. O.; ESMERALDO, E. N. A Liga do Comportamento - UFC e seu papel no desenvolvimento e divulgação da Análise do Comportamento no Estado do Ceará. In: WIELENSKA, R. C. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: Desafios Soluções e Questionamento, v. 24, p. 212-216, 2009.

MATOS, M. A. et al.. O Modelo de consequenciação de B. F. Skinner. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.5, p. 137-158, 1998. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/viewFile/20395/14489. Acesso em: 17 feb. 2018.

MELEADY, R.; HOPTHROW, T.; CRISP, R. J. Simulating social dilemmas: Promoting cooperative behavior through imagined group discussion. Journal of personality and social psychology, v.104, n.5, 2013, p. 839. Disponível em: http://psycnet.apa.org/record/2012-34997-001. Acesso em: 17 feb. 2018.

OLIVEIRA; C. L. de; SILVA, L. T. Discussão e técnicas de ensino em grupo: ferramentas de aprendizagem no ensino do direito. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v. 10, n. 4, 3º quadrimestre de 2015. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/8369. Acesso em: 17 feb. 2018.

PORTO, V. F. de A. A Extensão Universitária e a Formação Profissional em cursos de Graduação em Saúde. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Universidade Federal de Alagoas -UFAL, Maceió - AL, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/1786/1/A%20extens%C3%A3o%20universit%C3%A1ria%20e%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20profissional%20em%20cursos%20de%20gradua%C3%A7%C3%A3o%20em%20sa%C3%BAde.pdf. Acesso em: 17 feb. 2018.

SÉRIO, T. M. A. P.; MICHELETTO, N.; ANDERY, M. A. P. A. O comportamento como objeto de estudo. Ciência: comportamento e cognição, v.1, p.17-24, 2007.

JUNIOR, R. R. T.; SOUZA, M. D. Vocabulário de Análise do Comportamento: um manual de consulta para termos usados na área. Santo André: ESETec, 2007.

TODOROV, J. C. Metacontingências e a Análise Comportamental de práticas culturais. Clínica & Cultura, v.1, n.1, p. 36-45, ago./dez., 2012, Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/article/view/635/553. Acesso em: 17 feb. 2018.

TORRES, A. R.; OLIVEIRA, G. M.; YAMAMOTO, F. M.; LIMA, M. C. P. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, v.12, n.27, p. 713-720, out./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/icse/v12n27/a03v1227.pdf. Acesso em: 17 feb.2018.

Downloads

Publicado

2018-12-14