A LUTA HISTÓRICA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO NO, DO E PARA O CAMPO: O CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE NOVA LARANJEIRAS/PR

Autores

  • Ana Paula Nahirne Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0007

Palavras-chave:

Educação do campo, Especificidade, Contexto local.

Resumo

Muitos são os avanços e os desafios enfrentados pela educação no Brasil, principalmente quando se fala em Educação do Campo. A partir dessa investigação, foram obtidas respostas para os seguinte questionamento: qual é a visão da comunidade escolar de uma Escola do Campo acerca da concepção e implantação da Educação do Campo em seu contexto local? Uma pesquisa qualitativa com coleta de dados foi realizada em uma Escola do Campo no interior do município de Nova Laranjeiras/PR para o desenvolvimento da investigação, em que participaram tanto a equipe diretiva da escola quanto professores e alunos. Também foi realizada análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Foram utilizados questionários e entrevistas audiogravadas para a coleta dos dados. As categorias foram estabelecidas com base nos dados, de acordo com a análise de Conteúdo proposta por Bardin. Neste âmbito, o objetivo foi analisar o cotidiano desta Escola do Campo e de como ela se insere no contexto local. Constatou-se que os dados mostraram que houve progresso na questão da Educação do Campo, pois a direção da escola e os educadores deram mostras de adaptação às especificidades que essa educação apresenta.

Biografia do Autor

Ana Paula Nahirne, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Quedas do Iguaçu - PR, Brasil. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul - PR, Brasil. Mestrado em Educação.

 

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

Referências

ARROYO, M.G.; CALDART, R.S.; MOLINA, M.C. (Org.). Por uma Educação do Campo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

ARROYO, M.A. Pedagogia do Oprimido. In: CALDART, R.S.; PEREIRA, I.B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9394/96. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.

CALAZANS, M.J. Questões e contradições da Educação Rural no Brasil. In: WERTHEIN, J. (Org.). Educação Rural no Terceiro Mundo: experiências e novas alternativas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. p 161-198.

CALDART, R.S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. Caderno 4. Brasília: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, 2002.

CALDART, R.S. Educação do Campo. In: CALDART, R.S.; PEREIRA, I.B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012.

PPP. Projeto Político-Pedagógico. COLÉGIO Estadual do Campo de Rio da Prata. Projeto Político Pedagógico: Ensino Fundamental e Médio. Nova Laranjeiras, 2015.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p.

KOLLING, E.J.; CERIOLI, P.R.; CALDART, R.S. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002.

KOLLING, E.J.; NERY, I.; MOLINA, M.C. Por uma educação básica do campo (memória). Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 1999.

LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública. 16. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba, 2006.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. In: Caderno Temático da Educação do Campo, 2., 2009. Coordenação da Educação do Campo. Curitiba, 2009.

RIBEIRO, M. Educação Rural. In: CALDART, R.S.; PEREIRA, I.B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012.

STEDILE, J.P.; CARVALHO, H.M. Soberania Alimentar. In: CALDART, R.S.; PEREIRA, I.B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VERGNAUD, G. A gênese dos campos conceituais. In: GROSSI, E.P. Por que ainda há quem não aprende: A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003.

Downloads

Publicado

2019-09-04