A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Ângela Paloma Zelli Wiedemann Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Samuel Carlos Wiedemann Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0005

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Educação Inclusiva, Formação de professores.

Resumo

Este artigo objetiva relatar e discutir os resultados de um projeto de extensão sobre a formação de professores, enfatizando a questão da inclusão escolar, tendo como pressuposto as contribuições do Vygotsky (1991), Saviani (2013, 2018), Leontiev (2005) e Martins (2015) sobre o assunto. Fundamenta-se a proposta no sentimento de inquietação e despreparo dos docentes para trabalhar com o aluno com deficiência física e intelectual. O artigo divide-se três partes: (1) problematização da prática docente, destacando-se a importância da mediação e do desenvolvimento cognitivo de alunos com deficiência; (2) descrição da experiência de capacitação docente, proporcionando um espaço de debate e proposição de ações inclusivas; e (3) discussão dos resultados e contribuições dos estudos de Vygotsky para a realidade da sala de aula na escola inclusiva. Conclui-se que a psicologia histórico-cultural, juntamente com a pedagogia histórico-crítica, podem ser elementos fundamentais para embasar e construir estratégias para a preparação dos docentes para a inclusão dos alunos com deficiência.

Biografia do Autor

Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba - PR, Brasil. Aluna de Mestrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa - PR.

Samuel Carlos Wiedemann, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

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Publicado

2019-09-04