DO PROCESSO DE INCLUSÃO AO DIREITO À COMUNICAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO CORAL DE LIBRAS "INCLUIR"

Autores

  • Renata Andrade Sobral Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Suelen Tavares Godim Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0004

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Inclusão, LIBRAS.

Resumo

Este artigo resulta do projeto de extensão “Coral de LIBRAS Incluir”, realizado pela Coordenação de Educação Inclusiva da Escola de Aplicação - Universidade Federal do Pará. As ações visaram promover a articulação entre o tripé ensino, pesquisa e extensão, por compreender que as Escolas de Aplicação constituem espaços de excelência e os conhecimentos desenvolvidos devem ser disponibilizados, visando contribuir com a transformação da realidade social. Os objetivos foram: possibilitar o acesso à Língua de Sinais dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental; propiciar um ambiente que priorize o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais respeitosos e com espírito de coletividade. Desenvolvemos a pesquisa na abordagem qualitativa. Como resultados, identificamos que os processos inclusivos ainda encontram barreiras para se efetivar de forma plena na sociedade. No entanto, acreditar que a inclusão sugere uma escola em movimento motivou a escola a se adequar a esta nova organização da estrutura escolar.

Biografia do Autor

Renata Andrade Sobral, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém - PA, Brasil. Mestrado em Educação Básica. 

Suelen Tavares Godim, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA), Belém - PA, Brasil. Doutorado em Educação.

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Publicado

2019-09-04