FEIRAS DE MATEMÁTICA: UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE BUSCA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

  • Viviane Clotilde da Silva Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Janaína Poffo Possamai Universidade Regional de Blumenau - FURB http://orcid.org/0000-0003-3131-9316
  • Jontathan Gil Müller Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0012

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino e aprendizagem, Gestão de Feiras.

Resumo

Este artigo descreve o movimento das Feiras de Matemática como um projeto de extensão, que possibilita ações relacionadas à pesquisa e ao ensino e tem como objetivo apresentar histórico das Feiras de Matemática, suas concepções e seu movimento de expansão, bem como discutir a avaliação da XXXIV Feira Catarinense de Matemática. Para essa avaliação, foram utilizados como instrumento de coletas de dados questionários com questões fechadas e abertas, respondidos por professores orientadores, alunos expositores e visitantes que participaram da Feira. Os resultados indicam que os objetivos de realização da Feira de Matemática, segundo as concepções históricas que norteiam esse movimento, estão sendo alcançados, contribuindo com a melhoria da aprendizagem matemática e da formação do professor.

Biografia do Autor

Viviane Clotilde da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau - SC, Brasil. Doutorado em Educação.

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau - SC, Brasil. Doutorado em Engenharia de Produção.

Jontathan Gil Müller, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau - SC, Brasil. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

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Publicado

2019-09-04