FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PROJETO DE CURSO COM BASE NA INOVAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0011

Palavras-chave:

Extensão, Inovação Social, Cocriação, Institutos Federais.

Resumo

Este artigo relata o processo de construção do projeto pedagógico de um curso voltado à formação de extensionistas. Tal projeto originou-se da necessidade de qualificar as atividades de extensão na Rede Federal de Educação; contribuir para a curricularização da extensão; promover o aprofundamento teórico da comunidade acadêmica nesta temática e capacitar os coordenadores de extensão. Para a elaboração do produto educacional proposto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, cujos procedimentos de coleta de dados envolveram pesquisa bibliográfica, documental, grupos focais (cocriações) e técnicas do Design Thinking. Como resultado, concebeu-se uma proposta de curso que visa contribuir para enriquecer a construção de conhecimentos relacionados à extensão, permitindo ao discente participante a execução de ações de extensão mais qualificadas e integradas ao ensino e à pesquisa.

Biografia do Autor

Douglas Paulesky Juliani, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis - SC, Brasil. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.



 

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Publicado

2019-09-04