FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.13570.002

Palavras-chave:

Formação de professores, Resolução de problemas, Metodologia ativa, Ensino de ciências.

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se um estudo da metodologia de Resolução de Problemas na formação de professores de Ciências da Natureza, bem como o aprofundamento de seus aspectos pedagógicos e metodológicos, procurando-se entender as fragilidades e potencialidades dos professores ao implementarem a metodologia na Educação Básica. Os dados foram levantados em um curso de extensão universitária na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com 7 professores de Ciências da Natureza em formação inicial e continuada. Para isso, procurou-se analisar e identificar as dificuldades e capacidades dos professores ao implementarem problemas nos contextos escolares. As atividades desenvolvidas no curso e os momentos de cooperação em grupo fizeram com que os docentes refletissem sobre suas práticas e demonstrassem o aprimoramento de outras habilidades importantes para o trabalho docente. Assim, constata-se que o desenvolvimento de metodologias alternativas de ensino, como a Resolução de Problemas, em curso de formação docente contribui para o aperfeiçoamento profissional.

Biografia do Autor

Vanessa Fagundes Siqueira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduação. Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Caçapava do Sul - RS, Brasil.

 

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Caçapava do Sul - RS, Brasil. Doutorado em Educação. 

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Publicado

2019-08-09