TECNOLOGIAS E CONHECIMENTOS - PESSOAS E PROTAGONISMOS: UMA PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.13580.004

Palavras-chave:

Atividade Extensionista, Interdisciplinaridade, Inclusão Sociodigital, Paulo Freire.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a proposta do projeto de extensão universitária “Construindo Saberes com o Uso de Tecnologia”, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, da Universidade Federal do Paraná. Sua finalidade principal é promover o uso da tecnologia em processos educativos, no ambiente escolar, para enfrentamento e supervisão de vulnerabilidades. A metodologia se apresenta nos seguintes passos: 1) Divulgação das atividades do projeto; 2) Formação dos Acadêmicos (bolsistas/voluntários); 3) Execução das atividades na escola; 4) Análise das avaliações das atividades e sistematização de materiais; 5) Eventos. Espera-se atingir a Inclusão Sociodigital dos atores sociais da escola pública da região de Curitiba, pois, não basta apenas ter acesso às tecnologias digitais e ser alfabetizado digitalmente, é preciso também desenvolver habilidades e competências com relação ao uso dessas tecnologias e conhecimento para utilizá-las com segurança, ética e autonomia, tornando-se assim um letrado digital.

 

Biografia do Autor

Andreia de Jesus, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR, Brasil. Mestrado em Informárica.

 

Alexander Robert Kutzke, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR, Brasil. Doutorado em Informática.

Izabel do Rocio Costa Ferreira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR, Brasil. Doutorado em Odontologia.

Silvana Maria Carbonera, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba - PR, Brasil. Doutorado em Direito.

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Publicado

2019-08-15