CONHECER PARA PREVENIR: A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DIVULGAÇÃO NEUROCIENTÍFICA PARA PREVENÇÃO DE LESÃO CEREBRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.13672.013

Resumo

Acidentes de bicicleta e skates envolvendo crianças e adolescentes são comuns. Apesar disso, muitos não usam capacete. Compreender estruturas cerebrais, suas fragilidades e como é importante usar proteção pode minimizar e até prevenir lesões encefálicas traumáticas. A divulgação cientifica é uma ferramenta útil para esse fim. O Grupo de Estudos em Neurociências (GEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou o evento “Conhecendo o Cérebro”, estilo mostra de ciências que, na IV edição, apresentou estandes sobre prevenção de lesões cerebrais com o uso de capacetes. O objetivo do artigo é relatar ações desse estande, subdividido em três etapas para facilitar o entendimento. Os visitantes ouviram explicações sobre o encéfalo e participaram de atividades que demonstravam a importância do capacete. Mais de 300 pessoas compareceram nos dias que o evento foi realizado. De acordo com perguntas e reações dos visitantes no estande em questão, nota-se que o objetivo de despertar o interesse pelo assunto foi alcançado.

Biografia do Autor

Millena Lana Carvalho, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Aluna de Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho - PR, Brasil.

Ohana Turcato Macacare, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Aluna de Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho - PR, Brasil.

Maria Beatriz da Silva Rocha, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita" - UNESP

Aluna de Mestrado da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita" (UNESP), São Paulo - SP, Brasil.

Roberta Ekuni, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho - PR, Brasil. Doutorado em Psicobiologia.

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Publicado

2019-09-27