A UTILIZAÇÃO DE PRESSUPOSTOS DO EDUCAR PELA PESQUISA NA ORGANIZAÇÃO E OFERTA DE UM CURSO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15569.043

Resumo

O presente trabalho apresenta a análise de resultados de um curso de extensão realizado no IFRS - Campus Canoas - para formação continuada de professores de ciências da educação básica. O curso foi organizado a partir de pressupostos do educar pela pesquisa, de modo que cada professor em formação elaborou um questionamento reconstrutivo e, a partir desse questionamento, que contemplava alguma motivação individual relacionada às vivências profissionais, organizou um planejamento para ser desenvolvido no contexto da sala de aula. A formação continuada abordou metodologias oriundas das vivências dos professores formadores durante suas pesquisas e experiências profissionais. Sendo um estudo de caso organizado com pressupostos qualitativos, o presente artigo utilizou a análise de conteúdos para a categorização dos resultados produzidos pelos professores, tanto na elaboração e reelaboração do questionamento reconstrutivo quanto na crítica ao planejamento dos pares, como estratégia para o exercício da criação própria e para a construção de conhecimentos.

Biografia do Autor

Daniela Rodrigues da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas

Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas - RS, Brasil. Doutorado  em Educação em Ciências.  

Bárbara Gonçalves Fenille Velasco, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas

Licenciatura em Matemática. Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas - RS, Brasil.

Alexandre Tadachi Morey, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Canoas

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas - RS, Brasil. Doutorado e Pós-Doutorado em Microbiologia. 

Downloads

Publicado

2020-09-04