A UTILIZAÇÃO DE PRESSUPOSTOS DO EDUCAR PELA PESQUISA NA ORGANIZAÇÃO E OFERTA DE UM CURSO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15569.043Resumo
O presente trabalho apresenta a análise de resultados de um curso de extensão realizado no IFRS - Campus Canoas - para formação continuada de professores de ciências da educação básica. O curso foi organizado a partir de pressupostos do educar pela pesquisa, de modo que cada professor em formação elaborou um questionamento reconstrutivo e, a partir desse questionamento, que contemplava alguma motivação individual relacionada às vivências profissionais, organizou um planejamento para ser desenvolvido no contexto da sala de aula. A formação continuada abordou metodologias oriundas das vivências dos professores formadores durante suas pesquisas e experiências profissionais. Sendo um estudo de caso organizado com pressupostos qualitativos, o presente artigo utilizou a análise de conteúdos para a categorização dos resultados produzidos pelos professores, tanto na elaboração e reelaboração do questionamento reconstrutivo quanto na crítica ao planejamento dos pares, como estratégia para o exercício da criação própria e para a construção de conhecimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.