INFÂNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO AS TRILHAS DO BRINCAR CONSCIENTE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16814.010Resumo
Este artigo traz experiências extensionistas do projeto “Educação Ambiental e Infância: reflexões e ações a partir de jogos e brinquedos confeccionados com material reciclável”, desenvolvido pelos departamentos de Psicologia e de Educação da UEL Londrina e do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). Seu objetivo é refletir sobre o processo de confecção de jogos e brinquedos produzidos com materiais recicláveis e aplicação com crianças de um Centro de Educação Infantil, oportunizando situações formativas, lúdicas e interativas com estudantes de Psicologia e Pedagogia. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e relato de experiência baseados nas seguintes etapas: 1) Organização; 2) Preparação; 3) Elaboração e confecção de jogos e brinquedos recicláveis; 4) Aplicação com crianças de 4 e 5 anos. Os resultados evidenciaram a escassez de publicações científicas sobre o tema, assim como o potencial e a eficácia do uso de jogos confeccionados com materiais recicláveis, na promoção da educação ambiental com crianças pré-escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.