A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16902.23Resumo
O presente estudo apresenta um levantamento acerca da interdisciplinaridade, objetivando o refinamento de seu uso, em um projeto de extensão de ensino de lógica de programação para turmas do Ensino Fundamental II, realizado em três escolas públicas catarinenses. Nesse projeto, docentes e estudantes de Ciência da Computação, do Instituto Federal Catarinense, utilizam a ferramenta VisuAlg para atividades de programação que abordam temas cotidianos e escolares. Desse modo, por intermédio da aplicação de um questionário aos docentes das escolas participantes, buscou-se conhecer o contexto escolar e as possibilidades interdisciplinares. Os resultados do levantamento demonstram uma equipe docente experiente e com preceitos para trabalhos conjuntos, com perspectivas a melhorias no processo de ensino-aprendizagem significativo dos estudantes. A primeira turma do projeto apresentou evolução de cerca de 10% em sua capacidade de resolução de questões lógicas. Com o incremento na parceria dos docentes de modo interdisciplinar, espera-se otimizar esses ganhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.