FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do projeto de extensão de formação continuada “A primeira infância em foco: Práticas pedagógicas e institucionais de cuidado e educação da criança”, realizado em 2018, avaliando sua contribuição para os profissionais participantes e para a rede municipal de educação. O projeto destinou-se às professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs – de Francisco Beltrão/PR. Contou com a participação de 378 profissionais. A metodologia de trabalho é a pesquisa/formação, que possibilita a realização de um processo formativo junto ao grupo de sujeitos através da reflexão sobre a prática pedagógica e articulação entre teoria e prática. A avaliação foi um elemento importante da proposta, realizada de forma processual no decorrer das ações, e teve em vista perceber o envolvimento dos sujeitos e oferecer subsídios para o replanejamento das ações com as crianças nas instituições de educação infantil, e, assim, no próprio trabalho docente.

Biografia do Autor

Caroline Machado Cortelini Conceição, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão – Paraná, Brasil. Doutorado em Educação.

Roseli de Fátima Rech Pilonetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão – PR, Brasil. Doutorado em Educação.

Luiz Cesar Teixeira dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão – Paraná, Brasil. Doutorado em Educação. 

Mariane Bertonceli, Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão

Professora da Rede Municipal de Francisco Beltrão, Francisco Beltrão – PR, Brasil.  Mestrado em Educação.

 

Publicado
2021-04-08