“PRESENTE DE GREGO”: UMA DINÂMICA PARA COMBATE DO AEDES AEGYPTI, O MOSQUITO DOS VÁRIOS VÍRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16936.015

Resumo

O projeto de extensão “Conhecendo o Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mosquitos dos vários vírus”, desenvolve uma série de atividades que, utilizadas em conjunto, visam mediar o aprendizado sobre os mosquitos e as doenças por eles causadas. Aliando a informação científica à ludicidade, busca-se facilitar o aprendizado por parte das crianças e oportunizar a mudança de atitudes, sendo a brincadeira o ponto de contato entre o aprendizado teórico e a vivência prática. Neste artigo, apresenta-se a atividade “Presente de Grego”, uma garrafa de plástico enfeitada com tampa lacrada, contendo aparentemente apenas água. No entanto, no seu interior, de forma imperceptível, há ovos de Aedes aegypti que acabarão eclodindo. A dinâmica propicia uma situação controlada e segura, em que a criança tem contato com a descoberta pelo debate com os colegas sobre as transformações observadas, acompanhando o ciclo de vida do mosquito e verificando que em água parada, aparentemente inerte, rapidamente pode-se ter uma nova geração de mosquitos. Busca-se, com este projeto, trazer mudanças de atitudes que sejam permanentes e apresentar uma nova ferramenta lúdica que pode ser utilizada em diversos contextos pedagógicos.

Biografia do Autor

Sara Torres, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Aluna de Graduação da Universidade Federal da Integração Latino - Americana (UNILA), Foz do Iguaçu – PR, Brasil. 

Yury Lizeth Cardozo Prada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Aluna de Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu - PR, Brasil. 

Jean Avemir Rios, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Graduação. Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA), Foz do Iguaçu – PR, Brasil.

Elaine Della Giustina Soares, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professora da Universidade Federal da Integração Latino – Americana (UNILA), Foz do Iguaçu – PR, Brasil. Doutorado em Ciências Biológicas 

Cristian Antonio Rojas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professor da Universidade Federal da Integração Latino – Americana (UNILA), Foz do Iguaçu – PR, Brasil. Doutorado em Química Biológica. Pós-Doutorado.

Carmen Justina Gamarra, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).  Foz do Iguaçu - PR. Doutorado e Pós-Doutorado em Saúde Coletiva. 

Downloads

Publicado

2021-04-30