AÇÕES EXTENSIONISTAS DE COLETA SELETIVA EM PROL DO MEIO AMBIENTE E DOS ANIMAIS

Resumo

Neste artigo, o tema central dos projetos de extensão é o meio ambiente, recolhendo-se tampas plásticas deixadas no chão a fim de amenizar o abandono de animais a partir da preparação para adoção, com sua castração. Por isso, criado em 2019 o projeto “Coleta seletiva: quem separa, preserva e adota”, continuou em 2020, com o nome “Coleta de tampas plásticas em prol dos animais: uma gincana animal”, contribuindo para a preservação do meio ambiente e doação de animais, a partir da coleta de tampas e sua destinação para a indústria de reciclagem. Solidários à mobilização, os projetos têm por objetivo demonstrar a importância do desenvolvimento de iniciativas sustentáveis que se iniciam no âmbito acadêmico, investigando-se a gestão com responsabilidade socioambiental. Metodolo-gicamente, enquadrado como uma pesquisa qualitativa e de observação-participante, a efetividade dos projetos vem trazendo, durante o período de pandemia da Covid-19, muitos benefícios sociais e ambientais à sociedade.

Biografia do Autor

Aline Guimarães Monteiro Trigo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Censo Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro – RJ. Brasil. Doutorado em Planejamento Energético e Ambiental.

Ursula Gomes Rosa Maruyama, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Censo Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Doutorado em Ciência da Informação.

Luane da Costa Pinto Lins Fragoso, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Censo Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.Doutorado em Estudos da Linguagem. 

Patricia de Almeida, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.. Centro Federal de Educação Tecnológica Censo Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

André Luiz da Silva Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Técnico-administrativo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Maria Isabel Monteiro Trigo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Aluna do Ensino Profissionalizante do Centro Federal de Educação Tecnológica Censo Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro – RJ. Brasil.

Publicado
2021-06-24