A EXPERIÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE UMA SEMANA DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO POR ALUNOS DE ENGENHARIA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência da organização de uma Semana de Gestão e Empreendedorismo (SGE) por alunos de Engenharias. A SGE foi uma iniciativa do projeto de extensão Gestão na Engenharia do CEFET/RJ campus Angra dos Reis, desenhada e conduzida com apoio dos alunos voluntários do projeto, sob a supervisão dos professores coordenadores. A SGE visou: (i) desenvolver a capacidade dos voluntários de planejar, organizar, executar e controlar um evento; (ii) oferecer à comunidade local (interna e externa) capacitação com profissionais da área de gestão; (iii) aproximar-se da comunidade externa. As mais de 900 vagas de capacitação gratuitas foram preenchidas, e a pesquisa de satisfação demonstrou que as expectativas foram atendidas e/ou superadas. A metodologia de avaliação do evento envolveu: (i) pesquisa de reação dos participantes (questionário e análise com base em técnicas de estatística descritiva); e, (ii) brainstorming visando identificar pontos positivos, negativos e propor melhorias.

Biografia do Autor

Vanessa de Almeida Guimarães, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Angra dos Reis – RJ, Brasil. Doutorado em Engenharia de Transportes.

Rayander Martins Pimenta, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Bacharel em Engenharia Metalúrgica. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Angra dos Reis – RJ, Brasil.

Iara de Oliveira Fortes, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Aluna de Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Angra dos Reis – RJ, Brasil.

Lucas Souza Espírito Santo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Aluno de Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Angra dos Reis – RJ, Brasil.

Pedro Henrique Linhares dos Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Aluno de MBA da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo – SP, Brasil.

Marcus Val Springer, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Angra dos Reis – RJ, Brasil. Aluno de Doutorado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu - RJ, Brasil.

Publicado
2021-08-17