MULHERES CIENTISTAS NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

Resumo

Objetiva-se relatar as experiências vivenciadas na execução do projeto “Mulheres cientistas no enfrentamento à COVID-19”, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. Este projeto foi desenvolvido remotamente, em uma escola da rede estadual de ensino. Para tanto, foram realizadas cinco rodas de diálogo, as quais tiveram por objetivo problematizar o papel das mulheres na ciência, através de suas contribuições no enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. Estas atividades foram realizadas entre agosto e dezembro de 2020, com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, contando com uma audiência média de quarenta alunos. Ao final, foi aplicado um questionário online, por meio do qual avaliou-se satisfatoriamente a participação dos discentes, porém constatou-se que o papel da mulher na ciência ainda precisa ser bastante discutido na educação básica.

Biografia do Autor

Mirleide Dantas Lopes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB, Brasil. Doutorado em Física Teórica. 

Jucilane Alves dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB, Brasil.

Anailza Silva Barbosa de Lima, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB, Brasil.

Maria Izabel de Souza Alencar , Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Aluna de Graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB, Brasil.

Jefferson Antônio Marques, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Secretário Executivo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB, Brasil.

Sirleide Dantas Lopes, Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Araújo

Gestora da Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Araújo, Campina Grande – PB, Brasil Especialização em Docência do Ensino Superior. 

Publicado
2021-06-21