SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA DE BULLYING EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RORAIMA

Resumo

O artigo, elaborado a partir da execução do projeto de extensão universitária intitulado Cultura de Paz e Não Violência na Escola, discute as contribuições do serviço social no enfrentamento ao bullying a partir de relatos de vivências de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Roraima, extremo norte do Brasil. Realizado em 2019, o projeto atendeu mais de 300 estudantes de 12 a 15 anos, divididos em 10 turmas. Como resultado, aponta-se para a ampliação do acesso à informação sobre bullying, violência e os direitos da criança e do adolescente contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o fomento ao melhor diálogo entre estudantes e equipe escolar e a identificação da rede local de proteção à criança e ao adolescente.

 

Biografia do Autor

Janaine Voltolini de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista – RR, Brasil. Assistente Social do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Doutorado em Geografia.

Aline Ellen Nunes de Carvalho, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professora da Secretaria Estadual de Educação e Desporto de Roraima (SEED), Boa Vista – RR, Brasil. Aluna de Mestrado da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista – RR, Brasil.

Luzia Voltolini, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista – RR, Brasil. Professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima  (SEED). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Aluna de Pós-Doutorado da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Publicado
2021-06-22