AÇÕES DE EXTENSÃO COM USO DO GESTALTISMO E TECNOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS ROBÓTICAS VOLTADAS PARA O PÚBLICO EXTERNO À INSTITUIÇÃO

Resumo

O uso de Tecnologia da Informação (TI) em ações de extensão tem crescido nestes tempos, mas ter ferramentas de TI não representa uma bem-sucedida ação através delas. É necessário haver metodologias que ajudem os participantes das atividades de extensão a aproveitar melhor ferramenta ou recursos, para criar um ambiente no qual eles se tornem protagonistas e não simples absorvedores da TI. Com base nessa necessidade, aplicou-se o Gestaltismo como um método para proporcionar com que vários recursos fossem criados, desenvolvidos e programados pelos participantes das atividades, baseado nas suas necessidades pessoais e em suas cosmovisões. Com base em três aplicações dessa metodologia, em três turmas de extensão diferentes, foi possível observar um incremento na motivação de absorver novos saberes com uma ferramenta de TI que foi construída a partir da necessidade dos participantes, utilizando técnicas do Gestaltismo, de modo que pode ser observado que esse método pode reduzir reatividades na introdução de Tecnologia da Informação nas ações de extensão.

Biografia do Autor

João Roberto de Toledo Quadros, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Doutorado em Ciência dos Materiais.
Jomar Ferreira Monsores, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Graduação/Mestrado. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

 

Laura Cristina de Toledo Quadros, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ,  Brasil. Doutorado em Psicologia.

Tania Regina de Almeida, Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro

Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro, Santa Teresa – RJ, Brasil. Mestrado em Língua Portuguesa.

Iran de Alvarenga Cidade, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Aluno de Mestrado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro – RJ,

Publicado
2021-08-24