O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA CONSTRUÇÃO EDUCATIVA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE NOVA FRIBURGO- RIO DE JANEIRO - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.18253.71Resumo
O estudo objetivou caracterizar o perfil socioprofissional dos Agentes Comunitários de Saúde de Nova Friburgo-RJ, analisando-o frente às normativas e à literatura sobre o tema, revelando potenciais e desafios da sua atuação profissional. A metodologia baseou-se num estudo transversal, fruto do desdobramento do projeto de extensão “Educação em Saúde através da Prática Dialogada com o ACS: Construção de Identidade Profissional”. Dados sociodemográficos e de atuação profissional foram coletados em questionários estruturados. A maioria dos ACS era do sexo feminino (82,3%), entre 20 e 63 anos; 45,9% trabalhavam havia mais de 5 anos na profissão; 70,6% receberam capacitação prévia, mas 94,1% afirmaram necessitar de maior aprendizado para a prática. As potencialidades e dificuldades no trabalho destes ACS são também identificadas na literatura. A identidade profissional desta categoria está em permanente construção e requer estratégias de educação continuada que possibilitem um trabalho articulado com pressupostos da Atenção Primária à Saúde.
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