PROJETO SEXUALIDADE RESPONSÁVEL: AÇÕES DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.19585.84Resumo
Objetivou-se descrever as atividades voltadas ao enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Sexualidade Responsável. O projeto é caracterizado como estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Após treinamento teórico-prático, os extensionistas realizaram atividades de educação em saúde sobre IST e testagens rápidas para hepatites B e C, sífilis e HIV, além de distribuírem, ao todo, 15.536 preservativos e 8.000 géis lubrificantes. As ações aconteceram entre outubro de 2018 a março de 2020, tendo como população-alvo alunos, funcionários de instituições de ensino e comunidade em geral. Receberam treinamento 57 extensionistas. Foram realizadas 13 ações, em sua maioria em instituições educacionais. Dos 573 indivíduos testados em ações do projeto, detectaram-se 16 resultados reagentes para sífilis e 2 de HIV. Ao todo, foram realizados 2.294 testes rápidos. Conclui-se que a extensão universitária gerou impactos positivos na formação dos alunos, ao mesmo tempo que contribuiu com o enfrentamento das IST.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.