EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PROCESSO DE ASSESSORIA AO SISTEMA DE GARANTIAS DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES (SGDCA)

Autores

  • Cleide Lavoratti Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexão.v.18.20122-010

Resumo

O artigo tem por objetivo resgatar as contribuições históriicas do Programa de Extensão: Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (NEPIA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa tanto no processo de formação profissional de acadêmicos e docentes, como na assessoria aos municípios da Região dos Campos Gerais (PR). O NEPIA busca contribuir com o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescente, através de assessoria, cursos e eventos com vistas a formações continuada de profissionais de diferentes  políticas públicas, além de capacitar conselheiros tutelares e conselheiros dos direitos. O texto foi construído através da pesquisa bibliográfica, com enfoque na relação entre extensão universitária e os processos de assessoria comunitária. Também se utilizou da pesquisa documental através dos relatórios dos projetos de extensão desenvolvidos ao longo dos 25 anos de existência do Núcleo, que trazem depoimentos sobre o impacto das ações extensionistas na região.

Biografia do Autor

Cleide Lavoratti, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atua na Graduação de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas. Coordena o "Núcleo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência"

Downloads

Publicado

2022-11-25