PROJETO DE EXTENSÃO INTERINSTITUCIONAL INTERSABERES: PROTAGONISMO ESTUDANTIL À DECOLONIALIDADE DOS SABERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.20125.002

Resumo

Este estudo propõe-se a descrever as contribuições da extensão universitária para a Pós-Graduação, especificamente a experiência do Projeto de Extensão Interinstitucional InterSaberes, que se configura como uma proposta coordenada pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade Estadual do Amazonas. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa e bibliográfica. Durante o contexto da Pandemia de COVID-19, os acadêmicos protagonizaram ações que possibilitaram a troca de saberes sobre as pesquisas, sendo que muitas delas apresentavam uma ligação direta com as pautas da extensão universitária, como a decolonialidade e a educação para a liberdade. Conclui-se que o compartilhamento metodológico da construção do próprio projeto, que partiu das concepções da pesquisa-ação, além de possibilitar o entrelaçamento da pesquisa com a extensão, contribui para o fortalecimento do protagonismo estudantil e estímulo para estudos interdisciplinares.

Biografia do Autor

Silvana Ribeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Ciências Humanas pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul - PPGICH/ UFFS. Graduada em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo - UPF

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutorado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), com Estágio Sanduíche realizado na Universidade de Valência (Espanha). Bolsista CAPES. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Estágio Sanduíche realizado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciatura Plena em Educação Física (UFSM). Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Chapecó-SC), Curso de Pedagogia; Professor Credenciado como Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), Curso de Mestrado (Campus Erechim-RS). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - BASis/INEP/MEC e Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019) para a área da Educação Física. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Física Escolar. 

Bruna Nitiele da Silva Anacleto , Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Ciências Humanas pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul - PPGICH/ UFFS

Maria Inah de Almeida Freitas , Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Ciências Humanas pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas- PPGICH/UEA. Graduada em Psicologia UNIFACS-Salvador 

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Publicado

2022-11-09