CORPOS QUE FALAM: COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DE OFICINAS DE CIRCO

non-verbal communication of children participating in circus experience center.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.20632.012

Resumo

Objetivou-se descrever e analisar estratégias de comunicação não verbal de crianças participantes de oficinas de práticas corporais circenses, bem como discutir suas implicações relacionadas ao contexto educacional. Realizou-se através de entrevistas com roteiro semiestruturado e levantamento bibliográfico. A pesquisa contou com 6 participantes, os quais relataram suas experiências como monitores no projeto de extensão Circo em Contextos (UNICENTRO-PR), em seguida foi realizada a discussão com a literatura da área. Constatou-se que os corpos das crianças participantes se comunicam de maneira expressiva, são fortemente impactados e atravessados pela prática, seja pela característica provocadora, pelo corpo livre, pelo lúdico ou pela ação potencializadora da expressividade. Através do corpo expressam diversos signos da infância, descobrindo um mundo de possibilidades através do brincar circense. Além disso, evidenciou-se relações sociais democráticas dentro de um espaço de aprendizagem, a promoção e potencialização da infância e a liberdade de corpos descobrirem-se como sujeitos ativos em processos educativos.

Biografia do Autor

Saara Tyszka, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Acadêmica do quarto ano do curso de Fonoaudiologia na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro - PR). Integrante do grupo de estudo e pesquisa "Educação, Cultura e Contemporaneidade" da mesma instituição. Atua na linha de pesquisa "Educação do corpo, arte e história", sendo extensionista no projeto "Artes do Corpo e Educação", ambos coordenados pela Profª Drª.Gláucia Andreza Kronbauer.

   

Gláucia Andreza Kronbauer, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Graduação em Educação Física pela UNISC, RS, 2005. Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, RS, 2009. Doutorado em Educação pela UEPG, PR, 2016. Docente do Departamento de Educação Física da UNICENTRO, campus Irati. Coordenadora do projeto de extensão Circo em Contextos e do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Cultura e Contemporaneidade.

Downloads

Publicado

2022-11-17