O PACIENTE COM TUBERCULOSE E A RELAÇÃO QUE POSSUI COM A DOENÇA EM SEU CONTEXTO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21329.004Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência vivenciado durante ação desenvolvida no Projeto de extensão intitulado Melhorias da Medicina da Familia e da Comunidade para o controle da tuberculose na Atenção Básica de Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram realizadas visitas domiciliares a pacientes com tuberculose, visando reforçar a adesão ao tratamento. Para isso, desenvolveu-se entrevistas com pacientes e familiares a fim de desvendar o que sabiam sobre a doença. Em resposta, observou-se equívocos e a intenção de interrupção do tratamento foi relatada. Ação de educação para a saúde foi desenvolvida. O desconhecimento detectado e a iniquidade social observada no território motivaram a reflexão da proposta contida no Plano Nacional pelo fim da tuberculose e na atuação das políticas públicas para isso. Concluiu-se que o abandono do tratamento é um processo multifatorial e suas causas devem ser melhor analisadas junto às populações vulneráveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.