A COOPERAÇÃO ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A INICIATIVA PASCH “SCHULEN: PARTNER DER ZUKUNFT”: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21797.043

Resumo

O artigo relata experiência no programa de extensão "PASCH - Escolas: parceiras para o futuro", cooperação entre a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Iniciativa PASCH, que visa promover o ensino da língua alemã e a compreensão cultural internacional. A Iniciativa PASCH é coordenada mundialmente pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, em conjunto com quatro instituições de educação e cooperação acadêmica e oferece cursos de alemão em duas escolas estaduais de Fortaleza desde 2009. A UFC, por sua vez, desempenha importante papel na formação de futuros professores de alemão. Desse modo, as atividades do programa extensionista criam um chamado espaço de formação híbrido, unindo teoria e prática. O presente relato de experiência destaca o papel da extensão como complemento à formação acadêmica e explora a importância da universidade na promoção de políticas linguísticas no ensino e aprendizagem da língua alemã.

Palavras-chave: Alemão como Língua Estrangeira; Iniciativa PASCH; Extensão; Formação de Professores.

Biografia do Autor

Flaviana da Silva Sipriano, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Thiago da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Rogéria Costa Pereira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora na Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará – Brasi Fortaleza, Ceará, Brasil. Doutorado em Lingüística.

Downloads

Publicado

2023-11-14