EFEITO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM A CAPOEIRA NA CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA DE MULHERES IDOSAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21904.020Resumo
O objetivo foi analisar efeito do Projeto de Extensão Capoeira (P_EXTCAPO) da Fundação Nilo Coelho de Petrolina-PE sobre a circunferência da cintura (CC) de mulheres idosas. Para isso, dois grupos de mulheres participaram da intervenção, sendo: Capoeira (n=13) e Controle (n=10). O P_EXTCAPO teve 12 semanas de duração, com duas aulas/semana de 60-min cada em intensidade moderada. A CC foi mensurada nos momentos pré-P_EXTCAPO e 12 semanas pós-P_EXTCAPO. Contudo, não houve diferença entre grupos na CC (F [1,000; 21,000] =3,320; ηp2=0,137; p=0,083). Porém, ocorreu tamanho de efeito moderado na redução da CC para o Grupo Capoeira (∆ES=0,91). Ainda, quanto maior a frequência das aulas, maior redução da CC (r=-0,502; p=0,015), sendo essa frequência mediadora de efeito significativo na CC (β=-0,161; IC95%=-0,280/-0,042; R2=0,29; p=0,03), mostrando que 12 semanas de P_EXTCAPO promove resultados clínicos importantes com efeito moderado favorável na redução da CC de mulheres idosas, sendo a redução mediada pela frequência das aulas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.