EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: CAMINHOS PENSADOS E INESPERADOS DE UMA PRÁTICA EXTENSIONISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22110.036

Resumo

A extensão universitária desempenha um papel indispensável na formação profissional, atuando e desenvolvida de forma articulada ao ensino e à pesquisa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo trazer um relato de vivência relacionado ao projeto “Nós na Rede: contribuições da Odontologia para a educação, prevenção e promoção da saúde”. Este projeto tem ênfase em comunidades socialmente desfavorecidas pertencentes ao município de Ponta Grossa/PR e em suas regiões periféricas. Este trabalho visa relatar os quase 15 anos de atividade do projeto em questão, bem como suas linhas de atuação, recursos educativos, financiamento, produções técnico-científicas e os desafios encontrados durante todos os anos de atuação. Torna-se evidente, portanto, que o projeto é de extrema importância para a formação em Odontologia, pois permite que os acadêmicos vivenciem experiências em ações sociais voltadas à população de diversas faixas etárias, etnias e condições socioeconômicas, possibilitando a integração dos conhecimentos acadêmicos à sociedade.

Palavras-chave: Educação em saúde; Odontologia; Extensão universitária.

Biografia do Autor

Alessandra de Lima, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Aluna de Graduação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Doutorado em Odontologia Preventiva e Social. Pós-doutorado.

 

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Publicado

2023-10-20