OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DA INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS (IESOL/UEPG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22139.046

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender os desafios e potencialidades da atuação do/a Assistente Social no programa de extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol/UEPG). Esta pesquisa foi realizada no ano de 2022 e foi baseada nas ações profissionais realizadas na IESol/UEPG, que trabalha com economia solidária (ECOSOL) e refere-se ao programa extensionista ao qual este artigo está vinculado. A metodologia utilizada remete à pesquisa qualitativa, com atribuições da bibliográfica e de campo, por meio de entrevistas semi estruturadas, as quais serão utilizadas para mensurar as reflexões. Dentre os principais resultados citamos a importância da extensão como campo aos recém formados, o acolhimento ao público externo, a supervisão de estagiários/as, as controvérsias da autogestão, entre outros.

Palavras-Chave: Extensão Universitária; Serviço Social; Prática Profissional; Economia Solidária.

Biografia do Autor

Reidy Rolim de Moura, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.  Doutorado em Sociologia Política.

Camila Aparecida da Silva Albach, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Aluna de Mestrado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-20