‘CRIP CAMP - A DISABILITY REVOLUTION’: UMA VIA PARA DESLOCAMENTOS POSSÍVEIS NAS LEITURAS DE ESTUDANTES SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22252.044

Resumo

Este trabalho analisou dados provenientes da extensão “A pessoa com deficiência: diálogos a partir do cinema e de outras mídias audiovisuais” e teve como objetivo apreender e discutir afetabilidades produzida pelo documentário Crip Camp: A Disability Revolution (2020) na docente pesquisadora e nos estudantes. A cartografia proposta por Rolnik (2011) foi utilizada no percurso metodológico, uma vez que o território abarcado pela pesquisa é “existencial”. Foram analisados os registros e comentários relativos às cenas que mais afetaram os estudantes. Algumas temáticas relacionadas à problemática das pessoas com deficiência foram escolhidas pela pesquisadora, quais sejam: ‘A diferença’, ‘Tutela, privacidade, dependência e autonomia’ e ‘A revolução pela via da deficiência’. A experiência tratada neste estudo permitiu o abalo de pré-concepções sobre as pessoas com deficiência, o reconhecimento de sua biopotência, e a necessidade da produção das redes de relações implicadas para a produção do cuidado da vida.

Palavras-chave: pessoas com deficiência; alteridade; biopotência; Crip Camp: a disability revolution.

Biografia do Autor

Luciana Branco Carnevale, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.

 

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Publicado

2023-11-14