CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL DE EX-PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO “E AÍ?! EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22269.049

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as concepções sobre Educação Sexual de jovens ex-participantes do projeto de extensão “E aí?! Educação sexual no ensino médio”, voltado para questões de Educação sexual, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Inicialmente, foram levantados artigos eletrônicos publicados entre 2018 e 2022 e documentos referentes à educação sexual. Como instrumento, foi elaborado um questionário no modo formulário online, respondido por ex-participantes do projeto de extensão “E aí?! Educação sexual no Ensino médio”, que tem como foco a sexualidade saudável entre adolescentes de duas escolas públicas estaduais. Responderam ao instrumento 17 jovens. As respostas foram analisadas e concluímos que a Educação Sexual, para além do ensino conteudista de prevenção de ISTs/HIV e gestação, envolvendo atividades reflexivas que visam a construção da autonomia sexual, mostraram realmente impactar de modo positivo como os participantes desse projeto extensionista e estudantes lidam com sua própria sexualidade e o autocuidado.

Palavras-chave: Adolescência; Sexualidade; Educação sexual; Alunos multiplicadores; Extensão universitária.

Biografia do Autor

Thais Emilia de Campos dos Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, SP, Brasil. Doutorado em Educação.

Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, SP, Brasil. Doutorado em Educação.

Beatriz Karen de Melo, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, SP, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-11-27