CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL DE EX-PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO “E AÍ?! EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO”
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22269.049Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar as concepções sobre Educação Sexual de jovens ex-participantes do projeto de extensão “E aí?! Educação sexual no ensino médio”, voltado para questões de Educação sexual, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Inicialmente, foram levantados artigos eletrônicos publicados entre 2018 e 2022 e documentos referentes à educação sexual. Como instrumento, foi elaborado um questionário no modo formulário online, respondido por ex-participantes do projeto de extensão “E aí?! Educação sexual no Ensino médio”, que tem como foco a sexualidade saudável entre adolescentes de duas escolas públicas estaduais. Responderam ao instrumento 17 jovens. As respostas foram analisadas e concluímos que a Educação Sexual, para além do ensino conteudista de prevenção de ISTs/HIV e gestação, envolvendo atividades reflexivas que visam a construção da autonomia sexual, mostraram realmente impactar de modo positivo como os participantes desse projeto extensionista e estudantes lidam com sua própria sexualidade e o autocuidado.
Palavras-chave: Adolescência; Sexualidade; Educação sexual; Alunos multiplicadores; Extensão universitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.