EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DE SABERES TRADICIONAIS: AÇÕES COMUNITÁRIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22491.048

Resumo

O presente relato objetivou apresentar as ações comunitárias desenvolvidas por um projeto de extensão que integrou saberes tradicionais e Educação para a Sustentabilidade em localidades do estado do Rio Grande do Norte (RN). O projeto intitulado “Saberes tradicionais e educação para a sustentabilidade: um projeto de extensão realizado na Vila de Ponta Negra (Natal) e Pium (Nísia Floresta e Parnamirim), RN” ocorreu entre dezembro de 2021 e julho de 2023, abrangendo atividades diversas, como: reuniões, visitação, promoção e participação em eventos, oficinas, produção de material audiovisual, oferta de formações, produção acadêmica (dissertações e teses) e produção de material didático. Os dados evidenciam que o projeto obteve resultados satisfatórios ao apontar o alcance das duas metas inicialmente traçadas (1- Sensibilização para uma educação sustentável; e 2 - Valorização da cultura local). Além disso, o projeto contribuiu para a formação científica e cidadã dos envolvidos, ao nortear instituições de ensino na adoção de políticas públicas que possam acelerar o processo de mitigação dos riscos e da vulnerabilidade socioambiental, alcance de metas e objetivos propostos pela Agenda 2030 e formação cidadã, além de incentivar no pensar e refletir sobre estratégias educativas em Educação para a Sustentabilidade em espaços escolares e não escolares, tanto a nível regional, quanto nacional.

Palavras-chave: Saberes locais; Cultura; Formação cidadã; Sustentabilidade.

Biografia do Autor

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais.

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor no Instituto Federal do Pará (IFPA), Belém, Pará, Brasil. Aluno de Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Aline Gadelha do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Aluna de Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Julie Antoinette Cavignac, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Doutorado em Antropologia e Sociologia Comparativa.

Downloads

Publicado

2023-11-24