OFICINA “FENÔMENOS FÍSICO-QUÍMICOS EM PREPARAÇÕES COM OVOS”: A GASTRONOMIA ATUANDO NA PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22713.070

Resumo

Este estudo descritivo relata a experiência de um estudante de Gastronomia no desenvolvimento e condução de ação de extensão no formato de oficina, denominada “Fenômenos físico-químicos em preparações com ovos”. A oficina foi apresentada na feira de ciências do Colégio Estadual Alfredo Gomes, localizado em uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro de 2022 e tratou sobre fenômenos físico-químicos em ovos nos contextos de práticas culinárias. A atividade contou com a participação de 110 estudantes do ensino médio dos turnos matutino, vespertino e noturno. Um formulário de opinião pública foi aplicado e os resultados mostraram que a maioria dos alunos conseguiram aprender os conceitos sobre os fenômenos físico-químicos apresentados. Portanto, conclui-se que a Gastronomia, enquanto um campo científico formativo e interdisciplinar, pode colaborar com o processo de ensino e aprendizagem da química de alimentos.

Palavras-chave: Atividade pedagógica; Ensino de Ciências; Química de alimentos; Práticas culinárias; Extensão Universitária.

Biografia do Autor

Bruno Bastos Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Aluno de Graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Renata Nascimento Matoso Souto, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora  na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil. Aluna de Doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2024-03-05