A APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – UM ENCONTRO ENTRE MÚSICA, CUIDADO E TRANSPESSOALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22725.072Resumo
Este estudo foi realizado no contexto da extensão universitária Agrupamento Mobilizador de Acolhimento, vinculada a uma instituição federal de ensino do interior da Bahia. A ação consiste no cuidado transpessoal de famílias no ambiente hospitalar, incluindo o uso da música. O objetivo foi conhecer a experiência de aprendizado de egressos extensionistas sobre o cuidado transpessoal realizado mediante visita musical às famílias no contexto da hospitalização. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb. Foram entrevistados 12 egressos do projeto, cujos relatos foram submetidos à análise temática de conteúdo. Os resultados enunciaram que o cuidado musical desencadeia um processo reflexivo de autoconhecimento, mediado por sentimentos e espiritualidade aflorados no aprendiz, que o mobilizam para uma interação mais empática às necessidades transpessoais do outro. Portanto, a experiência convergiu em um diferenciado aprendizado construído por transformações convergentes a uma relação significativa de cuidado transpessoal humano.
Palavras-chave: Extensão Comunitária; Educação em enfermagem; Capacitação Profissional; Música.
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