A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE COMO PLATAFORMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22790.065

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem vem sendo implementado por metodologias diferenciadas. O objetivo desse estudo foi descrever o projeto de extensão TV Dental News e o público participante desde a sua concepção. Foram analisados dados de novembro de 2015 a abril de 2023, fornecidos pelo aplicativo YouTube Analitics. As variáveis analisadas foram: inscritos; visualizações; vídeos mais acessados; idade e gênero; países e cidades; porcentagem de inscritos e não inscritos; áreas dos conteúdos produzidos. A análise estatística foi descritiva, com cálculo de proporções e medidas de tendência central e variabilidade. O projeto contou com 42.763 inscritos, com vídeos de diversas especialidades, sendo os mais acessados os de Dentística e Prótese. O número total de visualizações foi de 3.542.717, 62,5% pertencem à faixa etária de 25 a 54 anos, e a grande maioria (66,1%) declarou ser do gênero feminino. Os achados deste estudo mostram a relevância do uso de tecnologias digitais para a capacitação.

Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição; Comunicação; Tecnologia da Informação; Teleodontologia.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Gonçalves de Melo Cunha, Centro Universitário Newton Paiva

Professora no Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Odontologia.

Ênio Lacerda Vilaça, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Odontologia.

Guilherme Costa Carvalho Silva , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Odontologia.

Eduardo da Silva von Zastrow Moura, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Dentista. Aluno de Mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Hoorizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Ciência Animal Epidemiologia.

Rodrigo Richard da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.  Doutorado em Dentística Opção Materiais Dentários.

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Publicado

2024-02-26