I SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IBC: INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23532.037

Resumo

A I Semana de Ciência e Tecnologia do IBC foi idealizada para promover a divulgação científica e tecnológica, de forma acessível e inclusiva, visando à conscientização sobre a contribuição das ciências básicas na garantia de um futuro sustentável. A proposta do evento foi integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2023, promovida pelo CNPq, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sua programação, voltada para professores e para estudantes da educação básica, teve como metas: o engajamento da comunidade interna do IBC, a extensão das atividades à comunidade escolar do município e a garantia de acessibilidade nas atividades propostas. Os participantes interagiram com mostras científicas e com manifestações culturais. Como resultado, o evento contribuiu para a difusão do desenvolvimento sustentável e para a promoção da participação ativa de pessoas com deficiência (visual), não apenas como espectadores, mas também como protagonistas do planejamento, da produção científica e da execução do evento.

Palavras-chave: Ciência; Tecnologia; Sustentabilidade; Deficiência Visual; Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

Joyce Miranda dos Santos, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Professora no Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutorado em Informática.

Diego Fernandes Coelho Nunes, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Professor no Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutorado em Estudos da Linguagem.

Jorge Fiore de Oliveira Junior, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Assistente em Administração no Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. MBA em Administração Pública.

Leonardo de Carvalho Augusto, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Professor no Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor na  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutorado em História.

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Professor no Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutorado em Educação.

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Publicado

2024-12-03